top of page

LASER VAGINAL

O QUE É?

É uma nova tecnologia utilizando a energia do laser de CO2 para tratamento de alterações vulvovaginais e perineais. Promove devolvendo características morfológicas normais aos tecidos vulvovaginais.

PARA QUE SERVE?

A falta do estrogênio após a menopausa, promove alterações estruturais dos tecidos da vagina e vulva, a chamada atrofia vulvovaginal pós menopausa. Estatisticamente, em 50% das mulheres pós menopausa, essas alterações são responsáveis pelo aparecimento dos seguintes sintomas:


- Secura vaginal
- Dor na relação
- Sintomas urinários irritativos (urgência miccional)
- Diminuição da elasticidade local
- Infecções urinárias recorrentes


Pacientes com esses sintomas apresentam a Síndrome Vulvovaginal pós Menopausa, o tratamento pode ser feito estrogênio local, mas essa opção deve ser descartada nas pacientes com história familiar positiva para câncer de mama e/ou tratamento prévio de câncer de mama, historia de trombose, acidente vascular cerebral, contra indicações ginecológicas ou alergia aos componentes. Muitas pacientes também não toleram a necessidade de tratamento continuo com produto tópico, e desejam algo mais permanente.


Outras aplicações do laser:


- Dor vaginal pós parto:
As alterações hormonais durante a amamentação e no pós parto podem gerar sintomas vaginais similares aos da menopausa. O laser vaginal pode ser usado como ferramenta de melhora.

- Lichen escleroatrófico:
O Lichen compreende uma mancha geralmente branca, endurecida, que coça e se encontra principalmente na genitália (feminina ou masculina), causando um aspecto atrófico local, podendo gerar fissuras e sangramento local. Não tem causa definida e geralmente é tratado com cremes de corticoide. O laser pode ser uma ferramenta no tratamento dessa patologia.

- Incontinência Urinária:
Nos casos de perda de urina leve o laser pode ajudar melhorando a sustentação e elasticidade uretral.

COMO FUNCIONA A APLICAÇÃO?

A aplicação é realizada no consultório com creme anestésico local, na maioria das pacientes é muito bem tolerado, não sendo necessário jejum. O tempo da aplicação depende do objetivo do tratamento, mas raramente passa de 20 minutos.


Para o efeito máximo são necessárias pelo menos 3 aplicações, seguidas de um reforço anual.

COMO FICA APÓS O TRATAMENTO?

Após o tratamento, se o laser for aplicado na parte externa da vulva pode ocorrer sensação de queimação e vermelhidão local leve, que melhora em 1-2 dias.

Ficou interessado?
Agende sua consulta

bottom of page